A safra de grãos de 2019/20 deve alcançar recorde histórico superior a 20 milhões de toneladas em Mato Grosso do Sul. O número é 5% maior que o volume total retirado dos campos na safra passada e mostra o avanço da tecnologia no campo e a força do agronegócio em meio à pandemia.
No Brasil a previsão é de supersafra de 257,8 milhões de toneladas, liderada pela soja, pelo milho e algodão. Esse volume é 4,5% ou 11 milhões de toneladas superior ao da safra passada. A informação faz parte do 12º Levantamento de Grãos, divulgado ontem (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A evolução do recorde em MS deve-se ao aumento de 3,2% na área plantada de culturas que nesta safra deverá ocupar mais de 5 mihoes de hectares, com destaque para a soja e o milho. No Brasil a alta é de 4,2% no cultivo, aliado ao ganho de 0,3% na produtividade. A soja, que situa o Estado entre os cinco maiores produtores do Brasil, já garantiu um novo recorde com a produção de quase 12 milhões de toneladas de grãos colhidos em MS, alta de 16%.
Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital
(Texto: Rosana Siqueira)