A reestruturação da Rua Rui Barbosa, no centro da Capital, faz parte do projeto do Reviva Campo Grande II, que também fará a requalificação do quadrilátero central. Entretanto, além das obras de drenagem, recapeamento e acessibilidade, a Rui Barbosa irá receber um corredor de ônibus com estações de pré-embarque.
O corredor de ônibus da Rui Barbosa será implantado da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso e, segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, assim como os outros corredores que estão sendo implantados em Campo Grande, ele será do lado esquerdo da via. “Estamos finalizando o projeto do corredor com a obra do lado esquerdo, no entanto, em relação ao estacionamento, não vai mudar em nada, porque as pessoas já não podem estacionar do lado direito. Ali já funciona como um corredor”, explicou.
Segundo a prefeitura, só no recapeamento da via que começa perto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com o nome de Rua Montese, e termina na Avenida Rachid Neder, serão investidos R$ 30 milhões. “Na Rui Barbosa, vai ser utilizado recurso do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], dentro do projeto do Reviva Campo Grande II”, ressaltou Rudi.
Já na Avenida Calógeras, que também terá toda sua extensão recapeada, o projeto do corredor do transporte público já está pronto e o próximo passo será o lançamento da licitação. “Na Calógeras também instalaremos estações de pré-embarque, mas ainda não tem o custo da obra, estamos finalizando está parte de orçamentos para abrir o processo de licitação”, garantiu o secretário.
O valor que será investido na Avenida Calógeras, conforme Rudi, é do PAC Mobilidade, recursos advindos da linha de financiamento do Avançar Cidades. No total são R$ 110 milhões que estavam disponíveis desde 2012. Este recurso começou a ser investido no recapeamento do corredor de ônibus sudoeste, que inclui as ruas Brilhante e Guia Lopes e as avenidas Bandeirantes e Günter Hans.
Acesse mais conteúdos do caderno de cidades na edição digital do jornal O Estado MS.
(Texto: Rafaela Alves/Publicado por João Fernandes)