A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou na tarde desta sexta-feira (3) um infectado pela nova cepa da COVID-19, a ômicron. Segundo a pasta, a paciente é uma mulher, moradora de Santa Cruz do Sul, que voltou recentemente da África do Sul. Este é o sexto caso, já que foram confirmados três em São Paulo e dois no Distrito Federal.
Ela foi vacinada com as duas doses da vacina e, por enquanto, apresentou febre. Conforme a secretaria, ela está em isolamento domiciliar e está sendo acompanhada pela vigilância em saúde do município. Pessoas próximas dela também estão sendo observadas e serão testadas.
Após a confirmação, o Rio Grande do Sul reforçou a necessidade das pessoas manterem os cuidados básicos como o uso da máscara e o distanciamento social. Também é recomendado que quem não se vacinou procure uma unidade de saúde para se imunizar ou completar o esquema de vacinação.
Outros casos
Além do caso no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já confirmou cinco casos de infecção pela variante Ômicron no país, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal. Os pacientes estão isolados e a maioria está assintomática. (Com informações da Agência Brasil)