Tem início nesta segunda-feira (25), a reforma da Casa do Artesão de Campo Grande. O valor destinado para a obra será de R$ 2,2 milhões e garantirá a reforma completa do espaço. A ação faz parte do programa “Retomada MS”.
A empresa responsável pelo projeto é a Restaura Arquitetura, vencedora do processo de licitação. A última revitalização feita no espaço, aconteceu em fevereiro de 2002, já a sede foi construída entre 1918 e 1923.
Uma das propostas arquitetônicas é resgatar a memória das edificações do apogeu da expansão da cidade, buscando mostrar a história regional e a formação do consciente coletivo. Em resumo, o objetivo é trazer em mente a memória do edifício, toda a história que ali aconteceu.
Área externa
Na área externa foi proposta a construção de um café, além de jardim pequeno contemplativo,com uma parede de jardim vertical. Haverá um espaço para estoque de materiais. A reforma também vai contar com a readequação do espaço, com espaços separados para as diversas funções.
A cobertura do anexo deverá ter todas as telhas francesas removidas para reuso no telhado principal, a estrutura de madeira do telhado deve permanecer para receber novas telhas com baixa condutividade térmica. Além disto, o prédio terá laje para abrigar as máquinas de ar condicionado que não podem estar aparentes em decorrência da poluição visual no patrimônio histórico.
Com informações da assessoria
Veja mais notícias no Jornal Impresso