Com a chegada oficial da primavera na madrugada desta segunda-feira (23), haverá mudanças no regime de chuvas e temperaturas para maior parte do Brasil. Mato Grosso do Sul chegará a ter dias com temperaturas bem altas, e outros com temperaturas mais baixas ou dentro da média, nos três meses de duração da primavera que vai até 22 de dezembro.
Durante a estação, as temperaturas aumentam gradativamente na região Centro-Oeste, e a previsão indica alta probabilidade de chuvas ocorrerem acima do normal em grande parte do MS. Além disso, as temperaturas podem ficar acima do normal em MS, em 1°C acima da média, com exceção da região nordeste.
A primavera é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no centro do Brasil, onde há o início da convergência de umidade que define a qualidade do período chuvoso em centro-oeste.
“As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes e inicia o período de pancadas de chuva nos finais de tarde e início da noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer da estação”, afirma a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, Franciane Rodrigues. (João Fernandes com assessoria)