Parlamentares exigem hoje na Assembleia transparência e plano de ação da concessionária de energia
Deputados prometem apresentar na sessão de hoje (19) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul requerimentos cobrando celeridade da Energisa para atender consumidores que passaram mais de 60 horas sem energia elétrica em várias áreas de Campo Grande e do interior depois de apagões causados pelo vendaval que derrubou centenas de árvores e atingiu a rede de eletricidade.
Além disso, os parlamentares querem que seja divulgado pela concessionária o Plano de Gerenciamento de Crise para normalizar os serviços.
Mesmo reconhecendo que a tempestade da última sexta- -feira (15) foi a mais severa dos últimos anos, os deputados dizem que existe falta despreparo para situações de emergência ante as milhares de reclamações pela falta de energia elétrica em empresas e residências. Prejuízos já são citados por pessoas físicas e empresários, muitos dos quais perderam estoques de mercadorias perecíveis ou não puderam trabalhar, sofrendo grandes prejuízos.
O presidente da CPI da Energisa, deputado Felipe Orro (PSDB), acusou a Energisa, que atende as principais cidades atingidas, de lesar o consumidor. O parlamentar divulgou nas redes sociais um comunicado acusando a empresa de falta de transparência. Na postagem, Orro pediu apoio da população para que a CPI da Energisa tenha força na Casa de Leis e disse que a situação no Estado é lamentável. O parlamentar quer que a empresa forneça dados sobre o quantitativo de equipes que desenvolvem trabalhos para retomada da energia e dê previsão concreta sobre quando o serviço será normalizado.
Ao jornal O Estado, Orro disse que cobra a concessionária como parlamentar. “Como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na Alems, cobramos mais transparência da concessionária com relação ao quantitativo de equipes que estão atuando nos reparos dos danos provocados pelo temporal de sexta-feira”, afirmou. “Também exigimos detalhes do Plano de Gerenciamento de Crise da Energisa em situações extraordinárias. Esta situação atípica do temporal expôs que o serviço prestado não é de qualidade, tanto no fornecimento de energia elétrica quanto no suporte oferecido ao consumidor.”
Membro da CPI da Energisa, o deputado Lucas de Lima (SD) diz que a população sul- -mato-grossense merece melhor prestação de serviço da Energisa. “Entendemos o momento, em razão do temporal, mas as pessoas querem respostas, serem atendidas. Têm famílias e empresas que estão sem energia desde sexta-feira, causando uma série de transtornos e prejuízos e o pior é que não sabem quando o problema será solucionado.”
Lucas de Lima está apresentando um requerimento na Casa de Leis pedindo resposta e mais eficiência à Energisa. “A respeito da CPI, ela tem de retornar o mais urgente possível, precisamos dar uma resposta ao consumidor. Sou membro da CPI e vou pedir o retorno dos trabalhos.”
O deputado Renato Câmara (MDB), que também é membro da CPI da Energisa, disse que vai monitorar os trabalhos da Energisa diante das catástrofes. “Como foram diversos os prejuízos, sabemos que isso causa mais demora. Porém, estamos olhando de perto para ver os desdobramentos nos próximos dias se os serviços sejam resolvidos de forma mais ágil.”
O deputado Pedro Kemp (PT) não faz parte da CPI, mas afirmou que vai solicitar que a concessionária apresente seu plano de emergência à Casa de Leis. “Vou apresentar na sessão um requerimento à Energisa cobrando a apresentação de um plano de emergência para situações como essa da tempestade, a fim de que esteja melhor estruturada para dar respostas mais ágeis à população.”
Para o Coronel David (sem partido), é fundamental que a Energisa tenha mais equipes nestas situações. “É necessário que a empresa possa contar com mais equipes para atuar em casos de sinistros como tivemos entre quinta e sexta-feira.”
O deputado acrescenta que “houve um trabalho grande da concessionária na resolução dos problemas, mas, em razão da extensão dos estragos, era necessário um maior número de equipes para o restabelecimento normal dos serviços”. David defende e apoia a retomada da CPI da Energisa.
“Na Assembleia existe uma CPI que, por causa da pandemia, sofreu atrasos consideráveis, mas defendo que os trabalhos precisam ser retomados com urgência porque a população quer respostas.”
A deputada Mara Caseiro (PSDB) afirma que entrou em contato com o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Monteiro. “O presidente me disse que equipes de oito estados vieram ajudar no atendimento às ocorrências de falta de energia causadas pela tempestade. Ele ainda me disse que 83% dos serviços foram restaurados e que as equipes estão concentradas para reparar, o mais rápido possível, os 17% que ainda faltam.”
O vice-presidente da CPI, deputado Barbosinha (DEM), não atendeu a reportagem, mas escreveu no Facebook que pediu agilidade da concessionária. O relator da comissão, Capitão Contar (PSL), também não deu retorno aos nossos contatos, mas postou uma enquete na mesma rede social questionando seus seguidores sobre o problema de falta de energia depois da tempestade de sexta-feira.
O que diz a Energisa
Questionamentos dos deputados sobre plano de ação foram enviados à Energisa, mas não houve resposta detalhada. A assessoria pediu para considerar o boletim informativo como posicionamento oficial e informou “que 82% dos clientes de MS, afetados pela falta de energia ocasionada pelo temporal, já tiveram sua energia normalizada. Por hora a Energisa tem executado 15 vezes mais ordens de serviço do que o habitual”.
Federais também cobram Energisa
O deputado federal Fábio Trad (foto) disse que cobrou agilidade da Energisa para normalizar o fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul após o temporal. “Encaminhamos ofício para que adote medidas mais efetivas de reforço na reparação dos prejuízos, viabilizando mais equipes e maquinários para acelerar o ritmo de sua atuação.” Trad também solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Regional a adoção de providências para avaliação da liberação de recursos extraordinários para os municípios atingidos pela tempestade.
Já o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) disse que vai manter diálogos com a empresa e a Prefeitura de Campo Grande. “Estamos dialogando com o prefeito, com todos os órgãos e empresas envolvidas neste processo de recuperação. Também precisamos de paciência neste momento, haja vista que foi uma tempestade que atingiu a cidade toda e, de acordo com os especialistas, não víamos uma situação assim há mais de 20 anos.” (Andrea Cruz)