Trabalhadores com a carteira assinada em 2019 já podem sacar o abono salarial PIS/Pasep (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). A liberação começou ontem (31), este foi o novo prazo dado pelo Governo Federal para acessar o abono “esquecido” nas contas do Pis/Pasep de anos anteriores.
Com o calendário do abono salarial já encerrando para aqueles que trabalharam com carteira assinada em 2020, a partir desta data será liberado então o novo lote para os ‘retardatários’ que poderão acessar os valores.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. Estas pessoas tiveram acesso aos valores entre julho de 2019 e junho de 2020, mas não sacaram na ocasião e agora terão mais uma oportunidade.
As regras para ter acesso ao dinheiro são as mesmas que as atuais. Tem direito ao abono de 2019 quem recebeu, em média, até 2 salários mínimos mensais, trabalhou com carteira assinada pelo menos 30 dias naquele ano e estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos naquele ano, com os dados atualizados pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).
Diferentemente do abono Pis calendário/base 2020, que foi liberado entre fevereiro e março deste ano por mês de nascimento automaticamente nas contas, para ter acesso ao dinheiro do Pis esquecido de 2019 o trabalhador precisará fazer um pedido formal de reemisão do valor.
Esse pedido poderá ser feito de duas formas:
- por email: enviando mensagem para: trabalho.uf@economia.gov.br, trocando o “uf” pela sigla do estado em que o trabalhador reside.
- de forma presencial levando um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho de seu estado.
O prazo para sacar esse abono esquecido vai até o dia 29 de dezembro deste ano.