Peixarias oferecem descontos na Capital como alternativa à carne bovina

Peixarias oferecem descontos na alta da carne bovina
Foto: Valentin Manieri

Ofertas que vão até dia 15 na Semana do Pescado visam estimular o consumo no setor

Com o aumento dos preços da carne bovina que supera os 40%, somente este ano no Estado, os comerciantes de peixarias aproveitam a Semana do Pescado, iniciada nessa quarta-feira (1º), para oferecer descontos na proteína animal. Com preços 32% mais baratos na Capital, a carne do peixe é alternativa saudável e possui valores mais acessíveis, sobretudo no período promocional, que termina no dia 15 de setembro.

Antonio Matias, proprietário de uma peixaria em Campo Grande, relata que nesta semana vários tipos de peixe já estão em oferta, o que deve aumentar tanto a procura quanto as vendas em sua loja. “Eu coloquei promoções aqui desde segunda- -feira. Tem costela de pacu, filé de tilápia, filé de tilápia fresca, pintado”, detalhou.

Matias explica que os descontos sobre a proteína magra refletem um preço mais baixo que os praticados nos cortes bovinos, por exemplo. “A costela de pacu, que estava R$ 25 o quilo, agora está R$ 17. Isso é menos da metade do valor de algumas carnes bovinas”.

“A minha expectativa é de que o movimento aumente em razão da concorrência com a carne do gado. A gente também estima que a procura e as vendas na semana do pescado subam 30%. Geralmente, quando a carne de boi está muito cara, o povo prefere o peixe porque é mais saudável. Quem quer algo mais leve ou costuma fazer exercícios físicos, por exemplo, prefere o peixe”, disse o empresário.

“A gente estima aumento na procura e nas vendas de peixes”.

 

Semana do Pescado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é a pasta governamental que apoia as ações organizadas pelo setor privado, que estimulam o consumo de peixes no país. Segundo a pasta, as vendas da proteína magra têm desempenho considerável somente em datas específicas, como na Semana Santa e no Natal.

Com a medida, já realizada em edições anteriores, foi possível constatar que durante o período de ofertas os resultados se mostraram satisfatórios, chegando a atingir altas de 30% a 50% na comercialização de peixes.

“O brasileiro gosta do peixe na brasa, do bobó de camarão, da caldeirada. Então, a Semana do Pescado serve para incentivar o consumidor a experimentar novas espécies, testar novas receitas, visitar restaurantes. Isso aumenta o consumo e impacta na cadeia produtiva, reduzindo a importação e impactando nos preços dos produtos”, explicou Jorge Seif, secretário de Aquicultura e Pesca da pasta federal.

 

Produção brasileira

No país, existe uma grande variedade de espécies aquáticas. O Brasil é conhecido como um forte produtor da carne de peixe. Ainda, outros animais são incluídos no cardápio do brasileiro, como crustáceos (camarões), moluscos (ostras e mexilhões), anfíbios (rãs), répteis (jacaré e tartarugas) e equinodermos (ouriços e pepinos-do-mar).

 

Ações fomentam a produção

A Semana do Pescado teve início oficialmente ontem com visita e evento na Feira Central. Entre as ações para fomento ao consumo de pescado, estão parcerias com a rede atacadista, supermercados Comper, que fará promoções de pescado ao longo das duas semanas. Além disso, parceria com a Prefeitura de Campo Grande e a Associação Comercial vai incluir restaurantes com descontos em pratos de pescado. A programação do evento inclui também a produção de três vídeos técnicos em parceria com o Senar, sobre a produção de peixes no Estado. Visita técnica à Fazenda JJ, de produção de pescado em Campo Grande, e divulgação junto com a Assomasul, para os 79 municípios do Estado.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck lembrou do PROPEIXE o programa estadual de fortalecimento da cadeia da piscicultura, que visa aumentar a produção com conhecimento, tecnologia e incentivos. “Queremos desenvolver uma nova cadeia produtiva, estimular os produtores, os frigoríficos e principalmente fomentar a produção e consumo dessa que é a 4ª principal proteína alimentar”, afirma.

Celso Martins, superintendente da SFA-MS, destacou que o intuito da realização da semana é alertar a população de que existe um produto do Estado de qualidade e importante para a cidade. “Não há dúvida do futuro promissor do Estado na piscicultura, somos o principal exportador de pescado do país e temos muito ainda para avançar, graças ao empenho dos integrantes do setor.” (RS)

 

(Texto de Felipe Ribeiro)

 

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