Parque das Nações Indígenas reabre para a população nesta quinta-feira (8), após sete meses fechado por conta da pandemia. As obras de revitalização foram concluídas, mas o lago principal deve demorar dez dias para encher, devido a estiagem prolongada.
O local vai funcionar das 6h ás 21h, com critérios rigorosos de biossegurança. O protocolo foi elaborado proíbe, por 30 dias, o uso de espaços coletivos, como banheiros, quadras de esporte, pista de skate, parques infantis, bebedouros e decks.
Estão liberadas as atividades físicas, como caminhada, corrida, bicicleta e passeios, obedecendo o distanciamento de 1,5 metro, além do uso obrigatório de máscaras. Os lanches coletivos ou atividades em grupo estão proibidos.
Obras
A revitalização do parque incluiu a contenção das cabeceiras de duas pontes, restauração da escultura do Cavaleiro Guaicurus, feita pelo próprio autor, o artista sul-mato-grossense Anor Mendes, e a recuperação dos decks em madeira do lago. O deck de contemplação do monumento foi substituído por outro de 14 metros, desde a margem do lago e, ao aproximar-se da ilha em que está o Cavaleiro Guaicurus, abre-se em “Y”, ampliando a visão do visitante.
(Com informações do Governo do Estado)