A 6ª fase da Operação Luz na Infância – deflagrada nesta terça-feira (18) para identificar pessoas que praticam crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes – já contabiliza 38 prisões. Em Mato Grosso do Sul, ocorreu quatro prisões em flagrante.
Além disso, 14 prisões ocorreram em São Paulo, nove em Santa Catarina, seis no Paraná, duas no Ceará e uma em cada um dos estados de Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul.
São 94 mandados de busca sendo cumpridos por 579 agentes em 12 estados. Outros 18 mandados estão sendo cumpridos em quatro países: Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Panamá.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Alessandro Barreto, o perfil dos criminosos abrange “pessoas acima de qualquer suspeita”, das “mais diversas classes sociais” e com idade que vai dos 17 a mais de 80 anos.
Segundo ele, é muito comum a ocorrência de pessoas reincidentes nessa prática criminosa. “Um dos presos de hoje já tinha, inclusive, mandado de prisão por abuso e exploração sexual”. Ele disse também ser comum encontrar pessoas que produzem esse tipo de conteúdo.
“Em todas as fases [da Operação Luz da Infância] conseguimos prender abusadores e produtores. Nessa fase não será diferente. Certamente terá produtores e, nesse caso, a pena é ainda mais severa”, informou.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da Agência Brasil)