A ativista ambiental sueca Greta Thunberg é o novo alvo de uma onda de desinformação nas redes sociais. Boatos importados de outros países chegaram ao Brasil após o discurso dela na Cúpula do Clima da ONU.
Uma das teorias conspiratórias em circulação, por exemplo, manipula a foto da jovem para dizer que ela seria neta do filantropo George Soros. Por meio de busca reversa, é possível localizar a imagem original publicada pela própria Greta em seu Instagram no dia 30 de dezembro do ano passado. Na foto, quem a acompanha é o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.
https://www.instagram.com/p/BsBZea6hebZ/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=dlfix
Outro boato que circula nas redes sociais afirma que a jovem seria integrante ou estaria envolvida com o movimento Antifa. Para isso, citam uma foto de Greta uma camisa em que se lê “Antifascist”. A imagem é real, mas o contexto é que se trata de uma ação feita pela jovem em conjunto com a banda britânica The 1975. A versão original conta com a presença do vocalista do grupo, Matt Healy.
Um terceiro boato afirma que a ativista alemã Luisa Neubauer estaria envolvida com Greta em uma conspiração financiada por George Soros. As informações são desconexas e usadas para fomentar uma teoria que não encontra evidências na realidade.
No site da Open Society Foundation, instituição filantrópica de George Soros, o nome de Greta Thunberg ou do movimento Fridays For Future não é listado como um dos beneficiados pela série de bolsas distribuídas anualmente para indivíduos, grupos ou organizações.
Estes boatos foram selecionados para verificação por meio da parceria entre o Estadão Verifica e o Facebook. O AosFatos, o Fato ou Fake e o Snopes desmentiram estes conteúdos. (O Estado de S. Paulo)