UBSF-MAPE (Unidade Básica de Saúde do bairro Maria Aparecida Pedrossian) em Campo Grande está passando por diversos problemas que impactam diretamente a população que mora na região. Moradores denunciam que o local está há três semanas sem vacinação contra a COVID-19 após a geladeira recém comprada apresentar defeitos de oscilação na temperatura, o que ocasionou o recolhimento dos imunizantes.
Segundo o professor Janio Batista de Macedo, coordenador do Conselho Local da UBSF e presidente da AMAPE (Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian), os problemas já foram comunicados à administração municipal.
“A UBSF-MAPE está passando por sérias dificuldades e a Secretaria de Saúde do Município está no modo tartaruga para resolver as demandas para bem atender a comunidade”, destacou.
Outro problema relatado é que há mais de um ano a farmácia do local não possui profissionais qualificados para o atendimento ao público, o que obriga os pacientes a procurarem atendimento em outras unidades de saúde.
“Isso é um transtorno para quem é idoso e doentes com dificuldades de locomoção”, afirma o presidente da AMAPE.
Janio ressalta que devido à pandemia de COVID-19, a equipe de saúde da UBSF está desfalcada e, que apesar de ter conhecimento do problema, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não anunciou medidas para solucionar o ocorrido.
Os problemas são recorrentes no local e, na manhã desta quarta-feira (2), a caixa d’água apresentou vazamentos ocasionando uma inundação em parte da unidade.
“A comunidade reclama. É preciso que a Secretaria de Saúde do Município seja mais precisa em resolver os problemas da Unidade visto que o gerente e o conselho local está sempre encaminhando as demanda que precisam de atendimento. Estamos cansados de esperas desnecessárias”, finalizou Janio Batista.
Em nota, a Sesau esclareceu que possui conhecimento dos problemas na unidade de Saúde, mas não estabeleceu um prazo para o retorno da vacinação.
“A sala de vacina foi fechada há uma semana devido à necessidade de manutenção na câmara fria do local, impossibilitando o armazenamento das doses sem o risco de perda das vacinas devido à oscilação de temperatura. Quanto à caixa d’água do local, a equipe de manutenção da Sesau já foi acionada e irá até o local o mais brevemente possível para sanar o problema. Neste momento a unidade está atendendo normalmente e a farmácia foi remanejada para outra sala”.