No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio projeto realiza ações de conscientização
O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, por este motivo o Projeto Valorização da Vida realiza ações no centro de Campo Grande nesta sexta-feira (10), entregando panfletos e orientando motoristas e pedestres sobre a importância de diálogos e discussões que abordem o problema.
Idealizadora do projeto, Alelis Izabel falou dos objetivos do trabalho que teve início em agosto de 2018 na Rede Municipal de Educação e os resultados positivos. “Ficamos satisfeitos em atender até hoje 17 mil pessoas, realizando o acolhimento, a escuta especializada e o encaminhamento para tratamento psicológico. Nosso objetivo é acolher a todos que se encontram em sofrimento psicológico e oferecer atendimento especializado “, explicou.
Alelis ainda destacou os casos de violência sexual que acabam levando crianças e jovens à tentativa de suicídio. “Do início das aulas, no dia 26 de julho, até agora nós temos aproximadamente 20 casos de violência sexual comprovados”.
O projeto é desenvolvido pela (SEMED) Secretaria Municipal de Educação, por meio da (SUGENOR) Superintendência de Gestão e Normas, considerando o aumento dos índices de suicídio e de violência entre adolescentes e jovens na Capital.
Em janeiro de 2021, o projeto tornou-se programa, pela Lei n. 6.561, quando foi estendido o atendimento a servidores em sofrimento psicológico e alunos de luto.
Veja mais notícias no Jornal Impresso.