No combate à dengue, secretaria de MS distribui materiais aos municípios

Com o objetivo de ajudar no combate à dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul iniciou nesta segunda-feira (20) a entrega de inseticidas e larvicidas às prefeituras. O Governo do Estado investiu ainda em estrutura, distribuindo equipamentos e materiais.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que os produtos distribuídos serão de grande ajuda para os municípios. “O Governo do Estado tem realizado ações o ano todo para que as cidades possam combater as endemias. É importante destacar que os inseticidas são apenas uma parte da prevenção. É necessário que a população faça sua parte para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti”, disse.

O Estado de Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde, 9.600 litros de inseticida Malathion e 100 quilos de larvicida pyriproxefen. A quantidade que cada município irá receber será baseada no número de notificações do Sistema de Agravo de Notificações (Sinan).

Os municípios de MS também receberam 4,5 mil uniformes, 2,6 mil bolsas de lonas totalmente equipadas, 880 máscaras, 620 macacões, 2 mil luvas ecológicas, 1 mil botinas, 4,5 mil filtros, 170 bonés, 1 milhão de sacos de lixos, 630 óculos de proteção, 1 milhão de folders, 700 faixas, 20 mil cartazes e 1,6 mil banners.

ENTENDA
O inseticida Malathion é usado no combate ao mosquito na fase adulta na forma de “fumacê”. O larvicida pyriproxefen serve para eliminar o inseto na fase larval, inibindo o desenvolvimento das características adultas do inseto.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *