Mesmo durante o carnaval, a doação de sangue é indispensável e por esse motivo nesta segunda-feira (15) o atendimento ao público para doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea no Hemosul Coordenador será durante todo o dia, das 7 horas as 17 horas.
Contudo, amanhã (16) o Hemosul estará fechado, mas na quarta-feira (17) o atendimento será retomado a partir das 13 horas na unidade da Capital e de Dourados. A campanha de carnaval deste ano convoca doadores voluntários a participarem da festa que salva vidas: a folia na avenida da solidariedade.
Os tipos sanguíneos com estoque em baixos níveis são os tipos A-, O+ e O-, considerado doador universal. Embora a necessidade seja por esses tipos, a instituição reforça que doadores de todos os grupos sanguíneos são bem-vindos.
Mesmo com o toque de recolher, que varia conforme a classificação de risco de cada município no Prosseguir, e a proibição de atividades que causem aglomeração em espaços públicos e privados, a preocupação do Hemosul é com pacientes graves internados nas unidades hospitalares do Estado.
Para doar, é preciso ter em mãos documento oficial com foto, se alimentar bem antes de doar, possuir mais de 55 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos, entre outros critérios. Mais informações podem ser conferidas no site.
Vale lembrar que o doador pode se programar para fazer a doação. Os agendamentos são válidos para os dias de semana e podem ser feitos pelos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316.
O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande.