Previstas para o início de 2020, cinco estações de pré-embarque serão construídas nas ruas Guia Lopes e Brilhante, vias que vão interligar os terminais Bandeirantes, Aero Rancho, General Osório e Nova Bahia. A execução da obra foi disputada por cinco empresas, porém quem ganhou a licitação foi a empresa LT Construções e Comércio, com a proposta de implantar 16 estações ao custo de mais R$ 831 mil. Futuramente, a Avenida Gunter Huns, entre o terminal Aero Rancho e o início da Avenida Bandeirantes, também será licitada.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, informou que as obras contemplam diversas avenidas da Capital. “Encerramos o processo licitatório recentemente e o governo analisa e libera os recursos. A previsão de iniciar as instalações é em janeiro ou fevereiro. Nas outras ruas, onde serão feitos os corredores, construiremos as estações de embarque”, afirma o secretário. Serão três estações de 10 metros de comprimento e com 2,5 metros de cobertura.
As estações maiores terão 15 assentos e as menores, 6 bancos, além de uma estrutura de concreto onde os usuários também poderão se acomodar. A Rua Bahia é o primeiro braço do corredor norte onde está programado um corredor exclusivo de ônibus entre as avenidas Afonso Pena e Coronel Antonino. Estão no calendário dessas obras a instalação de outras unidades de embarque na Rua Bahia, sendo uma delas de 10 metros.
A Avenida Brilhante também vai receber uma estação do mesmo tamanho. Além das avenidas citadas, a Avenida Bandeirantes terá sete estações. Junto com as novas instalações, serão feitas a sinalização vertical e horizontal, além de semáforos, que terão um tempo específico para o corredor do transporte. O objetivo é facilitar o tráfego de ônibus, que hoje tem uma velocidade média de 15 quilômetros por hora.
(Thais Cintra)