Muitos países estão no caminho errado no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (13), Adhanom disse que o vírus continua sendo o “inimigo público número um”, mas ressaltou, sem citar nomes, “que a ação de muitos governos e pessoas não reflete isso”.
“Quero ser sincero. Muitos países estão na direção errada […] Mensagens ambíguas de líderes estão minando o elemento crucial de cada ação, que é a confiança”, acrescentou.
Além disso, o diretor da OMS afirmou que “não haverá retorno à normalidade no futuro imediato”. “Mas existe um caminho que permite controlar o vírus e seguir em frente com nossas vidas”, disse, ressaltando que “nunca é tarde demais para agir”.
Segundo Adhanom, os países que montaram um sistema de vigilância e rastreamento dos casos durante o lockdown estão tendo “relativo sucesso na supressão do vírus”. “Acreditar que magicamente teremos a vacina perfeita à qual todos terão acesso não é realista”, declarou.
Veja também: União paga R$ 15 bi a Estados e municípios para combater crise
(Texto: Inez Nazira com informações do IstoÉ)