Na 11º edição do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, atletas do Estado conquistaram três medalhas, sendo duas de ouro e uma de bronze. A competição aconteceu nesse final de semana, entre os dia 1º e 3 de outubro, em Cascavel (PR). A delegação teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
A delegação sul-mato-grossense, organizada pela FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), foi para o interior do Paraná com 22 atletas, de seis municípios: Amambai, Campo Grande, Eldorado, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Os técnicos que acompanharam os atletas foram Daniel Sena, João Andrade, Reynaldo Camargo, Waldir Jesus, e o vice-presidente da FAMS, Egídio Nascimento.
O vencedor de duas provas é natural de Ponta Porã, Gabriel Antônio Marques Claudino, que começou fazendo 8,68s nos 75 metros rasos para ficar com a medalha dourada. Julian Nunes, do Rio Grande do Sul, foi o segundo (8,69s) e Leonardo Volpini, de Santa Catarina, terminou em terceiro (8,73s).
Depois, o velocista da APEV (Associação Pontaporanense Esporte É Vida), Gabriel Claudino, foi mais uma vez, o melhor nos 250 metros, com a marca de 29,45s. A segunda colocação foi alcançada pelo catarinense Thiago Schuh (29,77s) e a terceira por Vinicius Vieira, de São Paulo (30,06s).
“Foi uma prova equilibrada, meus concorrentes chegaram colados comigo. A chuva também dificultou, mas nada que me impediu de fazer o meu melhor”, destacou. “Esses dois ouros significam muita garra e muita luta nos treinamentos”, completou Gabriel Claudino. Contemplado pelo Bolsa Atleta, programa de incentivo do governo do Estado, coordenado pela Fundesporte, o atleta de 14 anos fez seu melhor tempo pessoal.
Vitoria da Silva Barreto, com apenas 13 anos de idade, representou a ATA (Associação Três-Lagoense de Atletismo), e, com o apoio do TÓ (Prof. Milton José da Silva), garantiu o bronze no arremesso do peso, chegando à marca de 10,60 metros. E, completaram o pódio Samanta Lopes, de São Paulo (ouro, com 12,15 metros) e Yngred Lopes, de Minas Gerais (prata, com 11,35 metros).
A Apev, de Ponta Porã, e a ATA, de Três Lagoas, contaram com apoio de suas respectivas prefeituras municipais para participar do Campeonato Brasileiro.
(Com assessoria)