MS entra no ranking dos estados mais quentes do Brasil

Com temperaturas elevadas, Mato Grosso do Sul entrou em destaque por estar no ranking dos estados mais quentes do Brasil, de acordo com a pesquisa feita pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul). Pelo menos 15 cidades do Estado estão batendo recorde de calor, tendo registrado nos termômetros 40°C e a sensação térmica de quase 45ºC.

Segundo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, outubro é o mês mais quente de todos, mas com o passar dos anos, as temperaturas estão ficando mais altas e esse ano, ultrapassou o limite esperado. Em Campo Grande, o calor bateu o recorde do dia mais quente, nesta quinta-feira (31), entrando para história e superando o histórico dos últimos 18 anos. “A primavera no Estado é realmente muito quente, esse clima deve continuar por alguns meses. O problema é que o calor está se superando, não sabemos ainda se é por algum agravante como, as queimadas, a estiagem prolongada, desmatamento, entre outros fatores. Esse mês realmente é o mais quente, porém surpreendeu em atingir temperaturas tão altas”, explica.

Conforme o meteorologista, os dias vão permanecer quentes e a previsão aponta pancadas de chuvas para o fim de semana, podendo haver uma leve queda nas temperaturas. As chuvas começam pelas regiões centrais, como Bandeirantes, Jaraguari, entre outras e podem chegar a Capital no sábado (2) ou no domingo (3).

Vendavais

Fortes temporais atingiram duas cidades do Estado na tarde de hoje. Os municípios de Ponta Porã e Itaquiraí foram atingidos e tiveram grandes estragos, ainda não mensurados, mas que abalou as cidades com quedas de árvores, pontos de alagamentos, estragos em casas, entre outros.

Em Ponta Porã, a chuva de granizo foi isolada pelas regiões da cidade, que registrou uma leva queda nos termômetros. Já em Itaquiraí, choveu 16,2 milímetros em 40 minutos, que foram acompanhados de ventos fortes, baixa nas temperaturas, além dos estragos pela cidade.

(Texto: Graziella Almeida)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *