O boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) registrou, nesta quarta-feira (25), 905 casos de covid-19 registrados nas últimas 24 horas em Mato Grosso do Sul, a média móvel dos últimos sete dias está em 714 infectados por dia. Contudo maior parte das pessoas que se infectam pelo novo coronavírus estão em Campo Grande.
Conforme taxa de letalidade diminuiu para 1,8% – estava ajustada em 1,9% durante muitas semanas, o que indica que a quantidade de casos está proporcionalmente maior que a quantidade de mortos. Ou seja, a pandemia tem feito mais infectados do que vítimas.
A preocupação disso está associada aos casos que podem desenvolver complicações com a doença e necessitarem de atendimento hospitalar em leitos clínicos ou de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
“Nós temos 9 leitos de UTI pediátricos, todos ocupados. No dia 11 de novembro, nós tínhamos 206 pessoas internadas, em leitos clínicos e de UTI, hoje temos 356, o que significa um crescimento de 70% de internações em 14 dias”, alerta o titular da pasta, Geraldo Resende.
Do total de internados, 205 estão em leitos clínicos, sendo 111 pelo SUS e 94 pela rede privada e 151 leitos de UTI, sendo 84 pelo SUS e 67 pela rede privada. Em isolamento domiciliar, 8.451 pessoas estão se recuperando da doença.
Em suma o Estado registrou, em apenas um dia, quatro mortes por coronavírus, com total de 1.742 óbitos pela doença. Ainda de acordo com a SES 84.103 estão recuperadas da doença.
(Com informações: SES)