Nos últimos dias, Mato Grosso do Sul tem sido uma das regiões mais quentes e secas do País. Corumbá registrou na última segunda-feira (9) a temperatura de 39,1°C, seguida de Aquidauana com 37,4°C e Bonito com 37C°. Na terça-feira (10) novamente Corumbá ficou entre as dez cidades brasileiras com as mais altas temperaturas, com 38,6°C.
Além do calor, o clima seco também tem atingido maior parte do Estado. A cidade de Costa Rica registrou 20% de umidade do ar na segunda-feira e ficou entre os municípios mais secos do país. Corumbá e Amambai também integram a lista com índices de 21%, e Juti com 22%. Na terça, Amambai seguiu na lista acompanhada de Sidrolândia com 20% e 21%, respectivamente, conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), com base no sistema de previsão global NCEP/NOAA, não há previsão de chuva significativa para os próximos dias.
Previsão de Chuva
Ao menos até o dia 17 de março (terça-feira), o tempo segue firme em todo Estado, e a expectativa é de baixo acumulado, com volume de chuva de 16 milímetros para grande parte de Mato Grosso do Sul. Exceto na região extremo nordeste, onde as chuvas podem chegar a 70 milímetros, porém sem oferecer risco a população.
A partir do dia 18 de março, as chuvas devem retornar gradativamente ao Estado. Neste período, há possibilidade de elevação das chuvas em Mato Grosso do Sul, e os acumulados podem variar entre 30 a 60 milímetros ao longo do período. “Nas regiões norte e nordeste do Estado, os acumulados poderão ser mais significativos do que nas demais áreas, entretanto ainda não oferece risco a população”.
(Texto: João Fernandes com assessoria)