Nos Estados Unidos, o coronavírus (Covid-19) se tornou a principal causa de morte no país, superando o número de vítimas fatais de câncer e doenças cardíacas, conforme dados divulgados pelo jornal The New York Times. Até o momento foram registrados cerca de 40 mil mortos pela Covid-19, além disso, o país lidera a lista de casos no mundo com 744 mil infectados.
De acordo com os dados, as mortes causadas pelo vírus somam cerca de 1.800 diariamente, quando doenças cardíacas matam 1.774 por dia, e o câncer tira a vida de 1.641 norte-americanos por dia.
Por outro lado, uma métrica epidemiológica usualmente mencionada pela Casa Branca aponta para cenários mais positivos. O estudo é produzido pelo Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington.
Inicialmente, o instituto colocava de 100 mil a 240 mil mortes pelo novo coronavírus até o pico do verão no hemisfério norte. Isso em um quadro apontado como o melhor cenário. No entanto, a previsão caiu para 60 mil. Dessa forma, os óbitos devem continuar acontecendo em um padrão menos devastador.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da IstoÉ)