Moradores instalam cancela em rua para aumentar segurança das residências no Vilas Boas

Foto: Fernanda Yafusso/OEstadoMS
Foto: Fernanda Yafusso/OEstadoMS

A cena inusitada chama a atenção de quem passa pela rua Santana esquina com a rua Matutina, no bairro Vilas Boas em Campo Grande. Uma cancela foi instalada pelos moradores na rua Matutina após temerem pela segurança dentro de suas casas.

Nossa equipe do Portal O Estado Online esteve no local e constatou a cancela instalada na rua. Ao conversarmos com os proprietários das residências, eles nos explicaram o motivo de terem instalado o sistema.

De acordo com um dos moradores mais antigos do local, ele conta que “A medida foi tomada como forma de proteção e aumento da segurança residencial. Os moradores por conta própria improvisaram uma asfalto e por não aguentarem mais condutores de veículos utilizarem o final da rua para fazerem sexo dentro dos carros e até consumirem drogas no local, fazendo do ambiente um espaço de desordem e perigoso pra a população, foi assim q surgiu a ideia de inibir a passagem no período noturno com único e exclusivo motivo de inibir esses atos e coibir a presença de usuários de drogas fazendo com que o local se tornassem um pouco mais seguro se tratando de uma rua sem saída”, relatou à reportagem.

Imagens de como a rua era antes, foram enviadas para a nossa reportagem.  Abaixo é possível ver que não havia asfalto e o mato tomava conta de toda a extensão da ruao.  Além disso, de acordo com os moradores (é possível ver na última foto), a instalação de asfalto no trecho que tinha apenas encascalhamentos. Ainda de acordo com os mesmos, eles pagaram o asfalto do próprio bolso, pois quando chovia as águas das chuvas iam diretamente para dentro das casas.

 

Código – Entramos em contato com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e questionamos sobre a legalidade da cancela instalada na rua Matutina, se tal atitude pode acontecer e quais os procedimentos serão tomados com relação ao caso.

Em nota, a Agetran informou que de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro),  Lei de número nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997, fica instituído no Art. 95 que “Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via”.

Ainda segundo a Agência, “A equipe fará o devido levantamento no local pra tomar as medidas cabíveis em conjunto com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *