O MDB realizou convenções municipais no sábado (28). Na Capital, o diretório do partido revelou os nomes a disputar eleições de 2020. O evento foi marcado pela reeleição do presidente do partido, Ulisses Rocha, que contou que pelo menos 32 nomes devem disputar os cargos para vereador em 2020.
Já para a prefeitura da Capital, o partido pensa nos nomes de Tânia Garib, vice na última campanha de Júnior Mochi, do atual vereador Dr. Loester, do ex-senador Moka e do deputado estadual Márcio Fernandes. O objetivo do partido é garantir candidatura própria nas principais cidades do Estado.
No evento, Rocha ainda destacou a intenção do MDB de levar lideranças para concorrer ao cargo executivo. “A pretensão do partido era de que o ex-governador André fosse candidato, mas ele não é e já afirmou isso. Temos a pretensão de que a senadora Simone [Tebet] se disponha a se candidatar, mas ela tem dito que vai disputar a presidência do Senado”, disse. “Mas nós temos os nomes do vereador Loester, do deputado Márcio [Fernandes], do ex- -senador Moka, temos tentado estimular a Tânia Garib como candidata”, afirma.
Presente na votação, o ex- -governador André Puccinelli explicou que uma pesquisa interna qualitativa e quantitativa deve confirmar os nomes. “Devemos fazer no fim de outubro. Em novembro vamos ter [os nomes]”, disse. Fora das eleições municipais, Puccinelli não descartou a possibilidade de candidatura para o governo do Estado. “Pode ser eu, pode ser o Júnior Mochi, a Simone, pode ser o Moka”, comenta.
Mencionada como possível candidata para o município, Tânia, que saiu como vice-governadora na última eleição, ao lado de Júnior Mochi, afirmou que esta é uma intenção apenas do partido. Já em seu discurso, o ex-senador Moka destacou que está à disposição do que o MDB decidir. “Esses são nomes que têm a pretensão. Eu não tenho, mas, se for para que o partido tenha candidato na eleição municipal, eu estou aqui, dizendo que não vou fugir”, afirma. Em relação à prefeitura, Júnior Mochi destacou a possibilidade de concorrer.
Em Dourados
O deputado federal e presidente do diretório municipal, Renato Câmara, foi reeleito. Ele surge como principal nome do partido para concorrer a prefeito. Dourados, segundo maior colégio de MS, tem entre possíveis candidatos Délia Razuk, atual prefeita, Barbosinha e Marçal Filho, ambos deputados. (Texto: Julia Renó e Raiane Carneiro)