Mato Grosso do Sul tem, atualmente, 261.624 mil condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, o que representa 21% dos quase 1,2 milhões de motoristas habilitados no Estado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).
Conforme a responsável pela Diretoria de Habilitação do Detran, Loretta Figueiredo, embora os prazos estejam suspensos para habilitações vencidas após 19 de fevereiro por conta da pandemia, o Departamento tem oferecido diversas facilidades para que o motorista fique com o documento em dia.
Fácil acesso
Desde abril deste ano, o condutor habilitado, com o documento expedido a partir de 13 de abril de 2020, já pode ter acesso a CNH digital, antes mesmo de receber a versão impressa.
O documento digital pode ser gerado em celulares, tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. Antes de baixar o app, o condutor deve ter cadastro no Portal de Serviços do Denatran.
Renovação da Habilitação
Pelo novo Portal de Serviços, é possível acessar a ferramenta CNH Ágil e renovar sua habilitação sem sair de casa.
O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, diz que estão sendo planejadas ações para comunicar os clientes sobre o documento em atraso.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)
Veja também: Governo de MS e Cotolengo garantem casas para pessoas com deficiência