Mato Grosso do Sul registra queda de 26% no número de divórcios

Cartório
Foto: Divulgação

Mesmo em meio as separações ocasionadas pela pandemia de COVID-19, Mato Grosso do Sul registrou uma queda de 26% no número de divórcios em 2020, os dados são da pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 2020, o número de divórcios registrados em MS foi 4.363, o que representa uma queda 26% em comparação a 2019, quando o total de divórcios foi 5.915. Do total registrado no Estado, 3.418 referem-se a processos judiciais em primeira instância e 945 a processos extrajudiciais, ou seja, feitos em cartórios.

Esse é o menor índice registrado desde 2009, quando o número de divórcios chegou a 3.622. A nível nacional, a queda foi de 13,6% em 2020 na comparação com o ano anterior.

Para a gerente de Estatísticas do Registro Civil, Klívia Brayner, esta queda pode estar diretamente relacionada com o isolamento social ocasionado pela pandemia, o que dificultou a coleta de dados.

“Essa queda expressiva pode ser explicada pelas dificuldades na coleta dos dados por causa do sistema de trabalho remoto adotado durante a pandemia. Também não há certeza de que a produção de sentenças dentro das varas continuou a mesma com o isolamento social. Muitos processos podem ter sofrido atrasos nesse período, o que pode ter ajudado a reduzir o número de divórcios em 2020. Foi um ano atípico”, explicou Klívia Brayner.

Guarda Compartilhada

Apesar da queda nas separações, os pedidos judiciais de guarda compartilhada subiram de 24% em 2019 para 33% em 2020, em Mato Grosso do Sul. Conforme o IBGE, a guarda compartilhada é a forma adotada em aproximadamente um terço dos divórcios brasileiros com filhos.

Desde 2014, o número de registros de guarda compartilhada quase triplicou no Brasil, quando foi sancionada a Lei nº 13.058, que prevê a aplicação dessa modalidade de guarda como prioritária nos casos em que ambos os pais estejam aptos a exercer o poder familiar.

Dados do IBGE, apontam que entre 2014 e 2017, os casos de divórcio de casais com filhos menores passou de 7,5% para 20,9%.

Com informações do IBGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *