Mato Grosso do Sul registra mais de 8 mil casos de dengue e 18 mortes em 2025

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Mato Grosso do Sul confirmou 8.252 casos de dengue até a 43ª semana epidemiológica de 2025, segundo boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta quarta-feira (29). O Estado registra casos em todos os municípios, com 18 mortes confirmadas e sete óbitos ainda em investigação, mantendo o nível de atenção em todo o território sul-mato-grossense.

O número representa um aumento de 15 casos em relação à semana anterior, totalizando 13.551 casos prováveis da doença.

Nos últimos 14 dias, os municípios de Selvíria, Nioaque, Mundo Novo, Ivinhema, Maracaju e Dourados apresentaram baixa incidência de dengue, de acordo com o levantamento. Entre as vítimas fatais, sete tinham comorbidades, e os óbitos foram registrados em 16 municípios, incluindo Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

A SES reforça que o acompanhamento constante das cidades tem o objetivo de reduzir a transmissão e evitar novos casos graves da doença.

Vacinação segue em andamento

A vacinação contra a dengue continua em Mato Grosso do Sul, com 188.875 doses aplicadas das 241.030 enviadas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses, voltado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações.

A imunização tem como meta reduzir as complicações e internações provocadas pela dengue, que segue sendo uma preocupação recorrente no Estado.

Casos de chikungunya também preocupam

Além da dengue, Mato Grosso do Sul contabiliza 7.507 casos confirmados de chikungunya, de um total de 13.712 casos prováveis, incluindo 74 gestantes. A doença já causou 16 mortes, sendo que 12 das vítimas possuíam comorbidades.

Os registros se espalham por diversos municípios, reforçando o alerta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças.

A Secretaria de Saúde mantém ações de monitoramento, vacinação e controle vetorial em parceria com os municípios, buscando conter o avanço das arboviroses e proteger a população sul-mato-grossense.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais

Anvisa proíbe substâncias usadas em esmaltação em gel por risco de câncer e infertilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *