O prefeito Marquinhos Trad anunciou ontem (28), durante live em sua rede social, que não haverá mais lockdown. Segundo ele, a decisão foi tomada após se reunir com a Comissão de Combate ao coronavírus e avaliar os dois fins de semana em que manteve fechado o comércio e atividades não essenciais. “Infelizmente não obtivemos os resultados que a gente desejava, as pessoas até se intimidaram para não se aglomerar, mas tivemos número grande de festas particulares nos dois fins de semana”, comentou.
Segundo o prefeito, nos dois primeiros fins de semana de julho foram feitas 1.300 denúncias de descumprimento do isolamento social. Durante os dias de mini-lockdown, foram feitas 1.529. “Um aumento de 16,4%. O número de estabelecimentos fechados aumentou 17,8%, de 230 quando não tinha lockdown, passou para 271”, destacou.
O prefeito destacou que Campo Grande sem lockdown é melhor do que com a medida adotada já que existem prejuízos para vários setores. “Precisamos da conscientização, não adianta decreto ou querer fechar, por mais que a gente consiga mais leitos e impondo regras e limitando funcionamento do comércio, está saindo todos prejudicados, quando não tinha lockdown era melhor do que quando tem”, disse ressaltando que não fará mais lockdown. Na sexta-feira, novas medidas devem ser anunciadas.
Acesse a reportagem completa e mais notícias sobre coronavírus na Edição Digital do Jornal O Estado MS.
(Texto: Dayane Medina/Publicado por João Fernandes)