Por Rafaela Alves [Jornal O Estado MS]
Em meio aos candidatos que disputarão as eleições em outubro existem os pré-candidatos que são novos no meio político e que vão concorrer pela primeira vez. João Rezende, ex-diretor do Consórcio Guaicurus, Adelaido Vila, da CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), Marcelo Salomão, ex- -superintendente da Procon- -MS, e Walter Carneiro, ex- -diretor-presidente da Sanesul, são alguns desses nomes.
João Rezende
Conforme João Rezende, o desejo de colocar seu nome como uma das opções para os eleitores veio durante a pandemia e as dificuldades que o transporte público sofreu. Ele tem mais de 40 anos de experiência e garantiu que sua bandeira será o transporte coletivo. “A pandemia colocou o transporte numa situação de muita demanda, tivemos a nível de Brasil, uma paralisação a cada quatro dias e na sua grande maioria por falta de pagamento de salário ou do fornecedor de óleo diesel. Então, isso me deixou muito preocupado e ao mesmo tempo estimulado a encontrar uma saída”, disse. João se filiou ao PP no dia 1º de abril e é pré-candidato a deputado federal.
“Quando me interessei em ser pré-candidato saí consultando, conversando com pessoas que já são do meio político e o PP (Partido Progressista) tem tudo a ver com a minha proposta. Estive com a deputada Tereza também, me identifiquei com o partido e ali me filei e estou bem esperançoso”, explicou. O ex-diretor do consórcio Guaicurus esteve à frente da concessionária responsável pelo transporte público da Capital desde 2012, e deixou a diretoria no último dia 2 de abril. “Eu tive de me licenciar, porque, como concessionário, eu sou alçado à mesma condição de um funcionário público para poder concorrer”, esclareceu.
Walter Carneiro
O ex-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) Walter Carneiro Júnior também deixou o cargo, depois de mais de três anos, com intenção de ocupar uma das oito vagas da Câmara dos Deputados nas eleições de 2 de outubro deste ano. Com base eleitoral em Dourados, sua terra natal, o advogado deseja defender uma região que já desfrutou do privilégio de contar com três deputados federais. Walter também se filiou ao PP, inclusive a ficha de filiação foi assinada no mesmo dia que a de João Rezende. Vale ressaltar ainda que, com a ida da ex-ministra, que era do União Brasil, para o PP, o partido foi um dos que mais cresceram em termos de representatividade, tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Adelaido Vila
À frente da CDL-CG (Câmara de Dirigentes Lojistas) desde 2017, Adelaido Vila é outro nome conhecido pelo cargo, mas que irá colocá-lo à disposição da população como opção de voto pela primeira vez. Ele se filiou ao União Brasil, partido criado a partir da fusão entre o DEM e o PSL e é pré-candidato a deputado estadual.
“Estou pronto, caso o setor entenda que é a hora. Tenho recebido muitos apoios, ouvido os lojistas, até porque a ideia de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa é justamente para representar o varejo”, assegurou.
Marcelo Salomão
Para também disputar uma das 24 vagas na Assembleia está Marcelo Salomão (PSDB), ex-superintende da Proncon- -MS. Nas redes sociais ele anunciou que está colocando seu nome pela primeira vez como pré-candidato a deputado estadual. “Acredito que é possível fazer mais e melhor pelos sul-mato-grossenses, e tenho certeza de que com o apoio de cada um, nós vamos conseguir”, dizia trecho da publicação da última sexta- -feira (8).