Laboratórios e farmácias são obrigados a notificarem casos suspeitos de covid à SES

Em Mato Grosso do Sul, todos os laboratórios de análises clínicas públicos e privados, hospitais públicos e privados, drogarias e farmácias, serão obrigados a notificarem compulsoriamente todos os casos suspeitos e testados para o coronavírus (covid-19). A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou a nova resolução nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial do Estado. As notificações devem ser realizadas pelo sistema E-SUS VE (https://notifica.saude.gov.br) mediante autocadastro dos estabelecimentos.

Com isso, as empresas que realizam o exame, aprovados pela Anvisa, ficam obrigados a promover a notificação compulsória de todos os casos suspeitos para a covid, que tenham sido testados pelas metodologias de teste rápido (imunocromatografia), teste sorológico (enzimaimunoesaio, eletroquimioluminescência, quimioluminescência) ou biologia molecular.

Conforme informações da assessoria, os resultados dos testes moleculares somente serão aceitos para as estatísticas oficiais caso se comprove a validação/habilitação do laboratório executor das análises pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul – LACEN/MS, sendo assim, os laboratórios que realizarem a testagem por biologia molecular são obrigados a enviar uma alíquota das amostras com resultado detectável ao LACEN/MS.

 A responsabilidade pelo acompanhamento e encerramento dos casos registrados no sistema E-SUS VE é das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais.

(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *