Jovens ampliam presença nas urnas e alistamento segue aberto até 6 de maio

O título pode ser solicitado em qualquer unidade da Justiça Eleitoral ou cartórios - Antonio Cruz/Agência Brasil
O título pode ser solicitado em qualquer unidade da Justiça Eleitoral ou cartórios - Antonio Cruz/Agência Brasil

Mesmo com voto facultativo, Participação de eleitores entre 16 e 18 anos cresce

Os números entre os jovens eleitores vêm aumentando gradativamente com os anos e com o prazo para tirar o título de eleitor se aproximando em 6 de maio, os jovens que quiserem se alistar para a votação em outubro devem procurar um cartório eleitoral o quanto antes. O voto a quem tem 18 anos é facultativo, porém aqueles que completarem 16 anos até o dia do pleito já podem participar até uma unidade de atendimento antes, para não ter transtornos.

Desde 2021, quem completou 15 anos já pode solicitar a emissão do título para a Justiça Eleitoral. Conforme dados do Portal Estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nas últimas eleições municipais de 2024 em Mato Grosso do sul, 8.457 adolescentes de 16 anos e 13.333 de 18 anos estiveram presentes em frentes as urnas. totalizando 21.790 mil adolescentes número 35% maior que 2020 quando foram apenas 14.011. A maior parte dos jovens eleitores são do gênero feminino, com cerca de 2% a mais que o masculino.

Para Olivar Coneglian, juiz auxiliar do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), a participação dos jovens é muito bem-vista pela Justiça Eleitoral. Ele atribui a participação a polarização política e as campanhas que os TREs tem feito para atrair esse público. “Existindo duas alas, dois lados, ou vários lados, é natural e esperado que as pessoas participantes de cada grupo procurem os jovens que são próximos para que estes façam seus títulos e venham votar”.

Comparando as últimas eleições estaduais e federais, em 2022 foram 23.861 votantes, com 16 e 17 anos, levando em consideração o recorte no Mato Grosso do Sul. Número é cerca de 24% maior que o registrado em 2018 quando também ocorreram as votações para Governos estaduais, presidência, Assembleia, Câmara e Senado Federal, foram 19.131 jovens de 16 a 17 anos votando naquele ano.

“Para a Justiça Eleitoral não existe nenhuma diferença na participação do jovem eleitor, sejam nas eleições gerais, sejam nas eleições municipais. Contudo, socialmente, o que se verifica é que nas eleições municipais existe uma pressão maior das pessoas que são próximas aos parentes dos jovens, para que estes se inscrevam como eleitor”, afirma o juiz. Os dados mostram uma tendência maior de alistamento em eleições municipais, algo que pode mudar com os próximos pleitos.

Saiba como se alistar

O título pode ser solicitado em qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, como os Centro de Atendimento ao Eleitor (CAE) ou nos cartórios das zonas eleitorais. Em Campo Grande, os pedidos podem ser realizados no Fórum Eleitoral, localizado na rua Delegado José Alfredo Hardman, n° 180, ou no Centro Integrado de Justiça, na rua Sete de Setembro, n° 174 e de esquina com a Av. Calógeras.

É necessário ter em mãos um documento de identificação e sua cópia, como RG ou a carteira de motorista, um comprovante de residência original e o certificado de alistamento ou de reservista para os eleitores do sexo masculino. A entrega do título é feita na hora e também são recolhidos os dados biométricos como a digital e a foto de identificação.

É possível, ainda, que seja feito de forma online o alistamento. Para isso, bsata acessar o portal do TSE e ir na aba “serviços eleitorais” e depois em “autoatendimento eleitoral”, mas a forma digital não recolhe os dados biométricos, sendo necessário que o eleitor se dirija a um posto de atendimento para que tenha os dados registrados.

Vale lembrar que 6 de maio não é apenas o prazo para a emissão do título eleitoral, mas também para regularizar a situação do eleitor com a Justiça Eleitoral, o que permite que participe da votação em 2026.

Por Lucas Artur

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *