A economia global deve encolher 3,0% em 2020, em um impressionante colapso da atividade impulsionado pelo novo coronavírus que marcará a pior recessão desde a Grande Depressão da década de 1930, informou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira.
O FMI, em seu relatório Perspectiva Econômica Global, previu uma recuperação parcial em 2021, com a economia mundial crescendo a uma taxa de 5,8%, mas disse que suas previsões foram marcadas por “extrema incerteza” e que os resultados podem ser muito piores, dependendo da situação da pandemia.
O prognóstico atual do FMI prevê um cenário, no qual a pandemia do coronavírus está controlada até a segunda metade deste ano e a economia mundial pode reiniciar sua atividade normal.
Se as medidas de contenção se estenderem 50% de tempo a mais do que a linha de base, causando um maior desemprego e mais quebra de empresas, o crescimento global pode ser 3 pontos percentuais mais baixo, para uma diminuição de 6% este ano e uma recuperação mais fraca em 2021.
(Texto: Reuters)