O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou dois alertas de chuvas fortes para Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (29). O primeiro alerta é laranja, de perigo, e prevê tempestade em 17 municípios. Já o segundo é amarelo, de perigo potencial, e contempla todo o estado.
Segundo o Inmet, os municípios em alerta de perigo são Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. Para estas cidades, o instituto informa risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Existe ainda a possibilidade de ventos intensos, de 40-60 km/h, e queda de granizo. O aviso vale para até às 11h (horário de MS) desta quarta.
Para estas cidades, as recomendações do Inmet são, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Entretanto, tem baixo risco de estragos em plantações e de alagamentos, mas é necessário ficar em alerta.
Um segundo comunicado emitido pelo instituo informa chuvas de menor intensidade em todo o estado, mas que ainda podem provocar transtornos. É prevista queda de granizo e entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia eventos intensos que podem chegar até 60 km/h.
A Defesa Civil estadual também enviou um SMS (mensagem por texto) para o telefone celular dos sul-mato-grossenses cadastrados com a seguinte informação: “Alerta para chuvas intensas. Evite áreas alagadas. Ventos intensos com risco de corte de energia elétrica, queda de árvore e granizo”. Assim, em caso de dúvida, não saia de casa e tome cuidado.