A inflação oficial do país ficou em 0,11%, em agosto, puxado pela queda nos preços de alimentos, de acordo com O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A taxa representa ligeira desaceleração frente ao mês anterior, quando o índice de inflação oficial do país ficou em 0,19%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De julho para agosto, houve deflação em três, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE. A variação negativa com maior influência veio de alimentação e bebidas, que teve queda de 0,35%.
Segundo o IBGE, comer em casa ficou mais barato e se alimentar fora, mais caro. Alguns dos principais alimentos consumidos no dia a dia dos brasileiros como o tomate (-24,49%), a batata inglesa (-9,11%) e as hortaliças e verduras (-6,53%) tiveram quedas representativas.
Já o desempenho da atividade alimentação fora de casa, por sua vez, acelerou de julho para agosto, de 0,15% para 0,53%, com alta nas atividades de refeição (0,52%) e lanche (0,47%). (João Fernandes com informações da VEJA)