Indígenas kayapó mekragnoti bloquearam, nesta segunda-feira (17), por tempo indeterminado uma importante rodovia amazônica no estado do Pará. O ato é um protesto que reivindica ajuda no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Conforme informações da Istoé, o grupo construiu duas barricadas no asfalto utilizando pneus, além de madeira para bloquear a BR-163 na proximidade do município de Novo Progresso.
“A cada dia que passa essa doença está aumentando, por isso nós estamos fazendo esse movimento para chamar a atenção (…) para o governo olhar para o lado dos indígenas, não somos apenas nós, mas o Brasil inteiro tem indígenas que estão precisando de ajuda”, disse o cacique Beppronti Mekragnotire, por meio do seu porta-voz e intérprete Doto Takak-ire.
Kayapó Mekragnoti
A comunidade kayapó mekragnoti habitam as reservas de Baú e Menkragnoti, que juntas ocupam uma área de 6,5 milhões de hectares. Conforme dados da ONG Kabú, dos 1.600 habitantes de suas doze aldeias, 4 morreram com o vírus e outros foram 400 infectados.
(Com informações da Istoé)