A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece 1.624 vagas para trabalhadores indígenas na colheita de maçãs, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São cinco empresas parceiras que fazem as contratações e estão abertas nesta primeira semana do ano de 2022, em Mato Grosso do Sul.
São 236 vagas para Aquidauana, 350 para Caarapó, 475 para Iguatemi e 563 vagas para Miranda nas funções de trabalhador da cultura de maçã e monitor agrícola, além das oportunidades nas Casas Trabalhadores destes municípios.
A supervisora de intermediação de mão de obra da Funtrab, Maria Zilda da Silva Lourenço, está em Iguatemi para organização dos cadastros dos trabalhadores e declarou que os cadastros são realizados em pontos específicos, mas é acessível e são orientados pelos líderes. “Todos os cadastros são realizados nas aldeias e nas Casas dos Trabalhadores, com auxílio das lideranças indígenas e dos servidores”, declarou Zilda.
A Funtrab realiza essa ação desde 2015, por meio de parceria entre governo do Estado, MPT (Ministério Público do Trabalho), Coetrae (Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho) e Coletivo dos Trabalhadores Indígenas, e os empresários.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, houve várias tratativas e ações com reuniões, orientações e a criação de um protocolo com as condições das contratações, para garantir segurança jurídica e medidas preventivas contra o contágio do COVID-19.
(Com assessoria)