Há quatro partidos encabeçando a escolha do deputado estadual, Jamilson Name: PSD, PP, MDB e PSDB, porém, há outros que podem ter este político eleito na legenda. O parlamentar teve uma surpresa após receber em abril uma carta de desfiliação do presidente do PDT, Dagoberto Nogueira.
No período, Name realizou diversas críticas ao partido e sofreu o que considerou discriminação. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu razão a Name e autorizou a desfiliação dele em novembro do ano passado. Antes, foi feita uma consulta ao TRE sobre a saída pela perseguição que se iniciou dentro do PDT.
De acordo com a assessoria de imprensa de Name, a Executiva do PDT entregou uma carta ao deputado autorizando a desfiliação. “Só que ele não havia pedido e não tinha interesse em sair do PDT. Depois da carta, o presidente da sigla fez um vídeo ofendendo o parlamentar. No dia seguinte o presidente revogou a carta. Mas diante do clima instável e da perseguição comprovada, o deputado Jamilson consultou o TRE e meses depois conseguiu a autorização para desfiliação”.
Agora o deputado mantém conversa entre diversos partidos, principalmente os citados, e busca apoio em seus projetos políticos.
“O partido é fundamental. Tem que ter nossa luta, tem que ter nosso sentimento, tem que ter nossos ideais dentro da ideologia do Partido. Nós vamos ter muita tranquilidade para escolher uma nova denominação partidária e com certeza poder construir um projeto dentro deste partido. Infelizmente, nós tivemos esta dificuldade dentro do PDT, mas agora é olhar para frente e se Deus quiser vamos poder estar adentrando em uma agremiação partidária para a gente poder construir um projeto para o futuro. Então, nós vamos ter muita tranquilidade e escolher com calma agora esta nova agremiação partidária.
(Texto: Rafael Belo/ publicação no site por Karine Alencar)