A equipe Fishing Club, fez 189 pontos, representando o Amazonas e o Mato Grosso do Sul, e se sagrou campeã da 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã, que, além da pescaria, levou aos participantes a ideia de conscientização e preservação dos recursos naturais da Amazônica, em especial da região do Tarumã. Um dos integrantes da equipe, Salomão Rossy, que também é guia de pesca, falou sobre a vitória, na Praia da Ponta Negra onde superaram mais de 170 inscritos. Para os organizadores do evento o importante, de fato, é que a pesca esportiva cresça, se desenvolva e possa conquistar cada vez mais adeptos nesta que consiste em uma atividade alternativa de sustentabilidade e tem como princípios básicos a pesca e consequente devolução dos peixes à água, em perfeitas condições.
De acordo com o site globo esporte Amazonas, Rossy, destascou o que é preciso para pescar: “Para pescar é preciso experiência, técnica, persistência e sorte. E hoje foi um misto disso”. Um dos organizadores, Rogério Bessa, afirmou que oobjetivo foi conquistado: ” Quisemos harmonizar o esporte com o uso sustentável dos recursos aquático e, principalmente, preservarmos o maior ícone da pesca esportiva, o Tucunaré. Estamos muito felizes com o resultado, inclusive porque este é o primeiro ano que temos a participação de competidoras mulheres, o que muito abrilhantou a nossa causa”
A administradora Camila Silva, de 29 anos, grávida de seis meses, foi uma das vencedoras. “A pescaria foi um hobby que eu adquiri com meu esposo, que sempre pescou e foi me levando e acabei tomando gosto. Eu acho a pescaria uma arte e a sensação é algo único e muito família”. Daiane Quetuli, da equipe Amazon Girls Fishing também se destacou com o título de maior peixe pescado por uma mulher ao conseguir fisgar um Tucunaré de 38 centímetros. “Estou imensamente feliz, é um título inesperado, mas muito gratificante. Nossa equipe só tem um ano e estamos empolgadas com os resultados”.
Torneio
O Torneio de Pesca Amigos do Tarumã realizou um congresso técnico um dia antes do evento. A competição contou mais uma vez com a presença do maior ícone nacional e internacional da pesca esportiva, Nelson Nakamura. Padrinho da competição, ele é um dos maiores fomentadores da pesca esportiva na região amazônica.
Premiação
As premiações da competição são divididas em duas categorias, Mérito e Sorteio. A premiação por Mérito compreende as equipes que conquistaram do 1o ao 10o lugar no pódio, a equipe que captura o maior peixe do torneio e a pescadora que capturar o maior peixe na categoria Feminina. Todos estes deverão receber troféus e medalhas. Já a categoria por Sorteio, como o próprio nome já diz, ofertará às equipes inscritas, mediante sorteios, prêmios como bote para pesca, motores de popa, motor elétrico, carreta para barco, equipamentos náuticos, pacotes em barco-hotel, pacotes em pousadas de pesca, eletrônicos e muito mais. A competição teve ainda um desafio de arremesso, mas que será uma programação a parte e que não conta ponto pra classificação geral do torneio. Foram mais de R$ 80 mil em prêmios. (Rafael Belo com globoesporte)