O aumento de casos de coronavírus (covid-19) e o baixo índice de isolamento social estão deixando Mato Grosso do Sul em estado de alerta. “O remédio é a gente ter a baixa da atividade, da mobilidade da aglomeração. Essa é a maneira que a gente tem que conduzir essa crise”, alertou o secretário de governo e gestão estratégica Eduardo Riedel.
O Estado registrou mais um dia de alta nos casos confirmados, com 632 novos casos.
“Não temos acesso a leitos de UTI para toda população. Muitas pessoas podem ainda não saber que estão infectadas, marcam uma aglomeração que pode provocar um surto familiar”, destaca a médica infectologista Mariana Croda.
A adesão ao isolamento social mapeada na última quinta-feira (23) manteve a taxa do Estado no mesmo patamar dos demais dias da semana com índice de 37,1%. Em 25° lugar entre as capitais brasileiras, Campo Grande registrou taxa de 36,2% para o dia.
Mesmo que a gestão estadual tenha adotado diversas medidas para de estruturação da saúde, prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, a participação da sociedade nas medidas de isolamento, distanciamento, higiene frequente das mãos e uso de máscaras de maneira adequada, é fundamental para frear a curva de contágio da doença no Estado.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da assessoria)
Veja também: Procon/MS suspende totalmente atendimento presencial