Tida pela Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) como a líder de reclamações, a Energisa-MS obteve desde janeiro desde ano, até abril 521 reivindicações. Dentre os assuntos mais recorrentes estão: Cobrança indevida/abusiva; dúvidas sobre cobrança,valor/reajuste/contrato/orçamento e outras relacionadas a acesso ao serviço e resolução de demandas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
Além disso, os desgosto dos clientes foi acentuado nos últimos dias pelo aumento de 6,9% na tarifa o que segundo especialistas impactará diretamente no orçamento das famílias e dos empresários.
De acordo com o levantamento publicado pelo Procon-MS as reclamações mesmo que a unidade tenha passado por dois meses atendendo apenas aos pedidos emergenciais, ainda representam a uma quantia considerável e se dividem em: (212) por cobrança indevida/abusiva; (50) por dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento; (38) por serviço não fornecido como entrega, instalação, não cumprimento da oferta/contrato; (37) no SAC sobre acesso ao serviço (onerosidade, problemas no menu, indisponibilidade, inacessibilidade aos deficientes) e outras (34) ainda no SAC, sobre falta de resolução de demandas (ausência de respostas, excesso de prazo, não suspensão imediata da cobrança).
Também há reclamações sobre os serviços não concluídos, demora no cancelamento de serviços, orçamentos não cumpridos e cobranças abusivas mediante constrangimento dos consumidores. A lista completa é constituída por mais de 27 reclamações diferentes. Cabe lembrar que o reajuste de 6,9% implementado desde a última quarta-feira (1º), foi previsto pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no dia 8 de abril e com a pandemia foi prorrogado para 1º de julho.
Mesmo com a crescente de casos confirmados de covid-19 a concessionária não acatou os pedidos protocolados pelo Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS), para a revisão do reajuste tarifário para 1,2% e a sua possível prorrogação. Segundo a presidente do Concen, Rosimeire Costa, foi solicitado para que aconteça ainda na próxima semana uma reunião entre o conselho e a Relatora e diretora da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para estudar a possibilidade de reversão do reajuste.
Além disso, na última segunda-feira (29), o superintendente do Procon MS, Marcelo Salomão informou que a prática de irregularidades contra os consumidores por parte da concessionário não é uma novidade. “A concessionária é campeã de reclamações no Procon e isso é uma prática comum. Queremos explicações. Iremos notificar novamente a agencia reguladora, pois este é um momento delicado e a agência autorizou um aumento de tal magnitude. O Procon não vai abaixar a guarda quanto a isso”, destacou ele fazendo referencia ao pedido de reavaliação do reajuste implementado.
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(Texto: Michelly Perez/ publicado no site por Karine Alencar)