Energia pode ficar pelo menos 10% mais cara em MS

conta de luz
Valentin Manieri

Ainda nesta semana, a conta de energia poderá ficar, pelo menos, 10% mais cara em Mato Grosso do Sul. Segundo o Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS), a expectativa é de que o índice se dê em dois dígitos. O novo valor passa a valer a partir do dia 8 de abril, que ainda terá impacto da bandeira tarifária de escassez hídrica. No Estado, 1,084 milhão de consumidores são atendidos pela Energisa.

No entanto, a definição oficial vai ocorrer nesta terça-feira (5), na 11ª Reunião Pública Ordinária de Diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). “O Concen vem atuando de forma incansável na busca de instrumentos para amenizar o impacto ao consumidor. Ainda assim, a expectativa é que o índice se dê em dois dígitos”, pontuou a presidente do Conselho, Rosimeire Costa, que fará sustentação oral durante a reunião.

O consultor do Concen, Ricardo Vidinich, explica que para definir o reajuste são somados diversos fatores. “Energisa, transmissão, encargos, impostos, IGP-M, ICMS, Pis e Cofins. Tudo isso é levado em consideração na hora do reajuste”, disse.

Leia a matéria completa na página B1 do caderno impresso do Jornal O Estado MS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *