O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm 9.789 inscritos com mais de 30 anos em Mato Grosso do Sul. O número contempla as idades entre 31 e 59 anos, sendo que acima dos 60 anos, são apenas 134 inscritos.
Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a maioria dos candidatos do Estado estão na faixa etária dos 21 até os 30 anos, representando 19.243. A segunda maior parcela dos inscritos é de jovens de 17 anos, com 12.099. No total, o Estado tem 70.396 candidatos.
As provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro. O Ministério da Educação já divulgou os horários de aplicação da prova em cada Estado. No Mato Grosso do Sul, a abertura dos porões está prevista para as 11h e o fechamento para 12h. Quem chegar após o fechamento dos portões, não poderá fazer a prova. As provas serão aplicadas ao 12h30, terminando às 18h.
Aumento fluxo dos ônibus
As provas do Enem provocam um aumento no número de usuários no transporte coletivo e, por esta razão, os locais que vão receber mais candidatos terão reforço de ônibus. Conforme a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), as linhas que atendem as regiões d Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Uniderp terão aumento no número de ônibus, entre as 9h às 19h, nos dois domingos em que as provas serão realizadas. Os terminais também contarão com ônibus reservas extras para suprir o eventual aumento na demanda.
(Texto: Raiane Carneiro com colaboração de Amanda Amorim)