A greve dos professores em Dourados completa hoje (30), 17 dias de duração, desde o início da paralisação mais de 3 mil estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) estão sem aulas no município. Na tarde de hoje (30), o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) e a prefeitura de Dourados irão se reunir para debater a nova proposta de reajuste salarial que será apresentada aos professores.
Os profissionais reivindicam o reajuste salarial conforme o Piso Nacional do Magistério, de 33,24% e a reposição inflacionária de 10,06% para o administrativo educacional.
Na última semana, o prefeito Alan Guedes (PP), anunciou um Projeto de Lei para que o município chegue ao valor de R$ 3.846,00 para a jornada de 20 horas por semana. A proposta apresentada ao Sindicato foi de 8% a partir de abril de 2022, 7,5% a partir de agosto e 2,39% a partir de dezembro, mas foi rejeitada pelos professores.
Com a rejeição da proposta, a categoria aguarda um novo projeto que será apresentado hoje em assembleia. Enquanto as negociações avançam, os professores seguem promovendo manifestações em defesa do cumprimento do piso nacional da educação.