Dos 109 mil alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) pelo menos 69 mil não são de progressão continuada e vão precisar passar por reforço escolar no próximo ano. Mesmo sem definição para serem remotas ou presenciais, as aulas já estão marcadas para começar no dia 8 de fevereiro de 2021 e a Semed (Secretaria Municipal de Educação) elaborou um plano de retorno com destaque na recuperação do ensino desses estudantes.
Um dos pontos importantes para o ano seguinte é acompanhar a defasagem no aprendizado e proporcionar uma recuperação aos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio da escola agrícola. Entretanto, todo esse trabalho só poderá ser realizado se o início do ano letivo for de forma presencial. Isso porque os alunos precisam passar por uma avaliação diagnóstica na rede de ensino para analisar a necessidade do reforço após quase um ano inteiro de atividades remotas.
“Mesmo após todo o esforço em garantir o ensino a distância aos alunos, com o retorno presencial é necessário fazer o trabalho de recuperação dos alunos que tiveram defasagem no aprendizado de 2020”, comentou o superintendente de Gestão das Políticas Educacionais da Semed, Waldir Leonel. Segundo ele, não dá para seguir o currículo normal de ensino para o próximo ano, então, um novo será criado buscando as habilidades mais importantes do ano de 2020 que ficaram atrasadas e que precisam ser revistas no próximo ano.
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(Texto: Dayane Medina)