O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, está prestando esclarecimentos na CPI da Covid, no Senado, nesta terça-feira (04). Em reação ao depoimento, na internet, a hashtag #MandettaGenocida é uma das mais utilizadas no momento pelos internautas.
“Mandetta está fazendo um showzinho na CPI, dizendo que 420 mil vidas o separam do presidente”, escreveu um dos internautas. “ ‘Não abraço, e nem beijo a minha esposa há um ano e três meses’ O mesmo que furou a quarentena para ir jogar sinuca, que foi a praia, e que hoje apertou a mão do relator da CPI”, publicou outro.
Mandetta participa na condição de testemunha, quando existe o compromisso de depor a verdade sob o risco de incorrer o crime de falso testemunho. Em um momento da CPI, o ex-ministro declarou ter sido “publicamente confrontado” por Bolsonaro durante o enfrentamento inicial da pandemia.
“O Ministério da Saúde foi publicamente confrontado, e isso dava uma informação dúbia à sociedade. O objetivo do Ministério da Saúde era dar uma informação, e o presidente dava outra informação. Em tempos de epidemia, você tem que ter a unidade. Tem que ter a fala única. Com esse vírus, o raciocínio não pode ser individual. Esse vírus ataca a sociedade como um todo. Ele ataca tudo”, comentou.