Drives de testagem disponibilizaram mais de 50 mil testes de COVID em MS

Foto: Divulgação/SES
Foto: Divulgação/SES

Balanço divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (1), aponta que os drive-thrus de testagens de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas realizaram mais de 37 mil testes de COVID-19 no Estado. Ao todo, foram ofertadas 50.634 vagas para população de MS entre os dias 15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022.

A iniciativa foi viabilizada por meio da parceria com Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Cassems e as secretarias municipais de saúde. O serviço foi encerrado nesta segunda-feira (28), do total de testes ofertados, 44.612 foram agendados e 6.022 vagas não foram preenchidas.

Dados divulgados pela SES mostram que dos 44.612 testes agendados, 37.223 foram realizados, desse total 12.280 deram positivo para a COVID-19, o que corresponde a 32,98% de índice de positividade. Outros 6.179 testes não foram realizados porque não houve o comparecimento de pacientes.

O maior número de atendimentos foi registrado no drive-thru da Capital, promovido em parceria com a Cassems, com 28.217 testes rápidos de antígeno realizados. Em seguida aparece o drive-thru de Dourados com 11.551 testes realizados. O drive-thru de Três Lagoas realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria Municipal de Saúde realizou 4.844 testes neste período.

Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende destaca que a implementação dos drives foi uma resposta rápida do Estado ao aumento de casos de COVID, contudo, a baixa procura ocasionou o encerramento do serviço.

“A ideia é que a demanda seja absorvida pela Rede de Atenção Primária de cada município que passará a realizar os testes rápidos de antígeno na sua totalidade, absorvendo toda a demanda dos drives de testagens”, explicou Resende.

(Com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *