Detalhes e cronograma do ‘coronavoucher’ deve ser publicado hoje

Nesta segunda-feira (06), a Caixa Econômica Federal deve publicar os cronogramas e detalhes da liberação dos 600 reais do auxílio emergencial a trabalhadores informais, conhecido como ‘coronavoucher’. Na última sexta-feira, o presidente do banco, Pedro Guimarães, revelou a criação de um aplicativo para que trabalhadores que não estejam cadastrados em bases de dados do governo e tenham direito à ajuda possam se inscrever.

O detalhamento, bem como o calendário para quando as categorias de informais terão direito ao benefício, devem sair nesta segunda e a liberação do aplicativo, na terça-feira. Segundo a lei, têm direito a renda básica trabalhadores informais que recebem até meio salário mínimo de renda (522,50 reais) ou renda familiar de até três salários mínimos (3.135 reais).

Para operacionalizar o pagamento de cerca de 98 bilhões de reais a 54 milhões de brasileiros, os pagamentos devem ser escalonados. Segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, os beneficiários do Bolsa Família que recebem benefícios menores que os 600 reais, serão inclusos automaticamente no ‘coronavoucher’ e, a partir do dia 16, receberão o novo valor, seguindo o calendário normal do programa.

A Caixa deve divulgar hoje como ficarão as datas de acesso ao benefício para informais cadastrados no CadÚnico, Microempreendedores Individuais (MEIS) e autônomos que recolhem INSS pelo plano simplificado ou facultativo.

(Texto: Karine Alencar com a Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *