Decreto com normas restritivas deve ser publicado até amanhã

Com crescimento exponencial de casos de COVID-19, um decreto com medidas restritivas está sendo desenvolvido pelo governo de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de que as normas sejam publicadas até sexta-feira (11) no DOE (Diário Oficial do Estado), conforme a secretária adjunta da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Christine Maymone.

Maymone reiterou que a SES pretende instituir medidas restritivas que não provoquem aglomerações e que contenham a propagação da COVID-19 por meio de toques de recolher. Em entrevista à rádio CBN, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, afirmou que aguarda a liberação do decreto em análise. Azambuja salientou que as medidas restritivas serão elaboradas de acordo com o Programa Prosseguir.

“Nós estamos pedindo isolamento, que a população tenha cuidado, afastamento, mas, infelizmente tem pessoas que não respeitam”, afirmou.

Boletim

Com 1.314 exames positivos em apenas 24 horas, o número de internados subiu de 576 para 615 em um dia, conforme divulgado ontem (9) no boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A ocupação de leitos aumentou a ponto de a macrorregião de Campo Grande atingir 105% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

“Os 5% acima da capacidade representam pacientes em leitos de COVID ainda não habilitados pelo Ministério da Saúde, mantidos financeiramente até que saia as habilitações pelas secretarias municipal e estadual de saúde”, afirmou secretária adjunta, Christine Maymone.

Atualmente o Estado tem 108.549 casos confirmados da doença e 1.870 mortes. Em um dia, 18 pessoas morreram pelo vírus, passando a ter a média móvel de 11 vítimas por dia. Outras 13.201 estão em isolamento domiciliar.

(Texto: Mariana Moreira)

Veja também: Quinta-feira de tempo firme e baixa expectativa de chuva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *