O senador e vice-presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da pandemia, Randolfe Rodrigues, apresentou nesta quarta-feira (26) um requerimento para convocar o presidente Jair Bolsonaro para ser ouvido como testemunha.
Conforme a CNN Brasil, no requerimento, é justificado que “cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”.
É citado ainda o “combate as medidas preventivas” como o uso de máscara e distanciamento social e estímulo ao uso de remédios sem comprovação científica de que funcionam para tratar a Covid-19, que são ações que deverão ser explicadas na CPI.
É informado ainda que o principal ponto de questionamento é o “boicote sistemático à imunização da população”. Foi informado no requerimento que o governo federal deixou de “adquirir vacinas da Pfizer em 2020 e no primeiro trimestre de 2021, atacou a China e a vacina Coronavac, colocando em risco o fornecimento do IFA das duas principais vacinas aplicadas no Brasil”.