Os riscos do feminicídio formam o tema central de campanha publicitária lançada no dia de hoje (20). Com o slogan “Violência contra a mulher: sua evolução leva ao feminicídio. Observe os sinais. Denuncie”, a iniciativa do MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) integra as ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A campanha nacional abrange a produção de vídeos, spots para uso em rádio comunitárias e parceiras, cards educativos, enquetes interativas destinadas às redes sociais, cartazes, folders e outras peças de cunho publicitário. Os materiais também têm a proposta de estimular a cultura da denúncia.
Então fica o recado: ligue 180, o número Central de Atendimento à Mulher, que é uma das principais ferramentas para iniciar o acionamento de toda a rede de proteção às pessoas em situação de violência. De julho do ano passado a novembro deste ano, mais de 97,4 mil denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher foram registradas. Outras violações somaram mais de 24,5 mil casos no período.
“É importante lembrar que o feminicídio é o final do chamado ‘ciclo da violência’. Até chegar nessa situação, geralmente começa com algo considerado por muitos como simples, seja um empurrão ou agressão verbal, por exemplo. Nós mulheres precisamos estar atentas aos sinais que envolvem violência física, psicológica, moral, sexual, patrimonial e as situações de risco”, alerta Cristiane Britto, secretária Nacional de Políticas para as Mulheres.
Ativismo
O movimento proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas) ocorre todos os anos em mais de 150 países, com atividades de conscientização e mobilização.
No Brasil, os eventos são promovidos durante 21 dias – no mundo, são 16. A programação começa de forma antecipada em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Assista o vídeo:
(Fonte: Agência Brasil)